sábado, 5 de setembro de 2009

Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto

O Maracatu Rural também conhecido como Maracatu de Baque Solto, de Trombone ou de Orquestra, é hoje uma das manifestações artísticas mais interessantes do carnaval pernambucano. A fusão de outras expressões artísticas populares (provenientes do interior) como o reisado, cavalo-marinho, bumba-meu-boi, caboclinhos, entre outros, com o tempo construiu a identidade do Maracatu Rural. Essa mistura está atrelada ao fato de que nas primeiras décadas do século XX, com a crise do açúcar, muitos engenhos fecharam e os trabalhadores foram obrigados a migrar para os grandes centros urbanos e assim essa grande fusão de ritmos passou a fazer parte das áreas em que os trabalhadores do campo moravam (morros, altos e alagadiços da cidade grande).

Sobre a origem do Maracatu de Baque Solto não existe um consenso, ele pode ter surgido entre o fim do século XIX e início do século XX, sendo no começo uma brincadeira de Cambindas (homens que se vestiam de mulher).

A estrutura do Maracatu de Baque Solto

Dos brinquedos, ou símbolos que compõe o Maracatu Rural, permaneceram as figuras do interior como Mateus, Catirina, a Burrinha, entre outros. O cortejo se completa com as baianas (inserindo a mulher nesse meio cultural), o caboclo arreimá (um personagem que não usa lança, sendo mais um protetor da Corte, uma proteção espiritual) e o mestre (que comanda os versos, um verdadeiro regente). Talvez a principal figura - e a que mais chama atenção - no Maracatu de Baque Solto seja o “Caboclo de Lança” (também conhecido como Caboclo Guiada, Lanceiro ou Guerreiros de Ogum). Com a sua roupa colorida e a sua lança enfeitada com fitas de seda o Caboclo de Lança se apresenta como um verdadeiro guardião do cortejo. Hoje ele é considerado um dos símbolos do carnaval de Pernambuco.
*[Abaixo segue um video mostrando boa parte das figuras que integram o Maracatu Rural.]


Principais Maracatus de Baque Solto

- Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira - fundado em 05/01/1918 (Nazaré da Mata)
- Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte - fundado em 07/09/1929
- Águia de Ouro - fundado em 1933
- Leão da Aldeia - fundado em 1935
- Cambinda Estrela de Paudalho - fundado em 1935
- Estrela da Tarde - fundado em 1942
- Estrela de Ouro - fundado em 1963

Referências:
Prefeitura da Cidade do Recife. Cartilha do Carnaval 2008.
Lima, Claudia M. de Assis Rocha. Site da Fundaj.
Prefeitura da Cidade do Recife. Guia do Folião.

0 comentários:

Postar um comentário