quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os Quadrilheiros de Pernambuco

Apresentação dos Quadrilheiros da LUMIAR 2010

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
E falando de dança, não podemos deixar de comentar sobre os maiores artistas do movimento, os quadrilheiros. São os atores primeiros dos agenciamentos dos conteúdos simbólicos tradicionais.
Quadrilheiros da Raio de Sol 2010

Os quadrilheiros de Pernambuco são os que definem o que será lançado para a apreciação crítica do Estado. Com bases na tradição, essa seleção prévia revela o quão conservadora ou inovadora será a quadrilha naquele determinado ciclo junino. Portanto, é na construção do espetáculo que teremos que ver e o que criticar, quais serão as mais faladas e as menos faladas. No fluxo do movimento saem da posição de criadores para a de censores, avaliando e classificando o que tem "cara de quadrilha" ou o que "fica fora do contexto e sem sentido".
Assistam ao vídeo da apresentação dos espetáculos das quadrilhas Lumiar e Raio de Sol:

Lumiar


Raio de Sol

FONTE:
MENEZES NETO, Hugo. O balancê no arraial da capital: quadrilha e tradição no São João do Recife. Recife: Ed. Do autor, 2009.

Link: http://www.saojoaodorecife.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou do interior do estado, da cidade de Venturosa, estou precisando de um coreógrafo, alguém pode me indicar um com urgência por favor! Contato: francisairon@hotmail.com

Anônimo disse...

MAIS UM REGIONAL DA GLOBO FOI DECIDIDO E EIS AÍ SUAS CAMPEÃS. DEIXO A QUESTÃO PRA QUEM É DE QUADRILHA JUNINA PENSAR. AFINAL O QUE É VÁLIDO COMO TEMÁTICA NO MEIO JUNINO? O TRABALHO REALIZADO PELA CAMPEÃ FOI BELÍSSIMO, MAS ME TRAGAM UMA LIGAÇÃO ENTRE O "XADREZ" APRESENTADO COM QUADRILHA JUNINA. SE O TRABALHO VIESSE FALANDO DO XADREZ DE MODO GERAL DARIA O BRAÇO A TORCER. POR EXEMPLO: XADREZ JOGO, XADREZ TECIDO, XADREZ TINTA, XADREZ CADEIA E POR AÍ SE VAI. FALOU-SE APENAS EM XADREZ JOGO NA ENTRADA, TALVEZ UM POUCO DE XADREZ TECIDO QUE TAVA NO FICURINO E O RESTANTE DA TEMÁTICA ONDE TÁ? SERÁ QUE OS JURADOS QUE FAZER ESSE JULGAMENTO TAMBÉM ESTÃO APTOS PRA ISSO?

Anônimo disse...

muito legalllllllllllllllllllllllll eu miranda bit adorei seu blog muito emteresante por iso eu vou mandar um abraço e um beijo e muito sucesso no seu blog ate a procima mais um beijo mais uma vez muiiitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuccccccccccccccccccccccccccceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo um beijkjo

Postar um comentário